Sucata dos Portáteis

Home

Gigabyte lança portátil com placa gráfica externa

O Gigabyte M1405 é um ultraportátil com um acessório invulgar: uma docking station com placa gráfica GeForce GT220 de 1 GB de memória.

A ideia de se utilizar uma placa gráfica externa para aumentar o desempenho gráfico dos portáteis está longe de ser nova.

gigabyte

Vários fabricantes já mostraram protótipos com esta tecnologia. E, de facto, parece fazer todo o sentido, já que esta arquitectura permite que um único portátil possa ser, simultaneamente, um bom computador móvel (compacto e com grande autonomia) e uma máquina de jogos quando a trabalhar em cima da secretária.

Tudo indica que o Gigabyte M1405 vai ser o primeiro computador com esta tecnologia a chegar ao mercado.

O portátil propriamente dito tem as características normais de um CULV (Consumer Ultra-Low Voltage) com ecrã de 14 polegadas: resolução de 1366x768 pixéis, CPU Intel Core 2 Duo SU7300 (1,3 GHz), controlador gráfico embutido Intel GMA 4500MHD, até 4 GB de RAM e 500 GB de disco rígido e cerca de 2 kg de peso.

Mas o que torna esta máquina diferente é a docking station externa. Como é comum nestes dispositivos, a docking oferece mais portas USB, uma porta DVI e uma porta HDMI. Ou seja, pode ser utilizada para ligar rapidamente o portátil aos periféricos que estão na secretária de trabalho (teclado e rato, monitor externo e disco rígido USB, por exemplo). A grande novidade é que esta docking station inclui uma placa gráfica dedicada, uma GeForce GT220 com 1 GB de memória RAM.

Não é, propriamente, uma placa gráfica de topo. No entanto, promete aumentar o desempenho 3D o M1405 de modo significativo.

A Gigabyte ainda não revelou preços indicativos nem apontou qualquer data de lançamento.

Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt

 

 

bt_compre

bt_reparar

bt_vender